segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Análise: Black Panther na capa de revista sobre a 'Guerra Civil', a máscara, e a Nação de Wakanda!


Capitão América: Civil War chega aos cinemas dia 28 de abril de 2016. 

Então, afinal de contas tenho de admitir que a edição especial da Entertainment Weekly dedicada a Capitão América: Guerra Civil (no original Civil War) foi um desastre!

Talvez mais que um desastre. Penso que foi uma oportunidade perdida para a Entertainment Weekly, e para a Marvel. E tudo porque fez alguns estragos no marketing do filme. Mas vamos lá discutir sobre o Black Panther, neste artigo, visto que foi a única personagem sobre a qual foram reveladas novas informações. Mas ainda nele sinto que não foram suficientemente longe. É o que consigo dizer das informações reveladas pela revista. Não foram suficientemente longe! Foi quase como se tivessem apenas feito uma edição para entusiasmar os não fãs de banda desenhada. E para lhes apresentar a narrativa (a luta entre Tony e Steve) do filme. Dizem que o Homem-Aranha irá aparecer no filme (informação já conhecida pelo público). Perguntam a Scarlett Johansson sobre onde está a Black Widow no meio da luta de Tony e Steve. E responde sem qual quer entusiasmo: “Ela está bem com isso,”. Perguntam a Chris Evans sobre qual o estado do romance do Capitão com Sharon Carter (Emily Van Camp), e ele responde “Temos muitos filmes, onde podemos desenvolver um romance entre os dois.” Sinceramente começo a ficar aborrecido com o romance. E ele ainda nem começou! E tudo porque Capitão, já tens a Sharon Carter garantida! 


BLACK PANTHER. Sobre o Black Panther foram reveladas algumas informações. E algumas parecem bastante interessantes, mas já lá vamos. Eu acho que o problema da edição está no que não mostraram. Estou a falar da controversa capa. Onde por razões que desconhecemos a Entertainment Weekly decidiu escrever “Meow!” próximo do Black Panther! E quando o vi pensei: “Que triste.”, porque não foram capazes de mostrar que conheciam a personagem aos fãs que estão entusiasmado com o mesmo. Mas fiquei surpreso por ver a explosão de raiva que causou nos fãs da personagem. Não esteve entre os principais tópicos do Twitter, mas acho que acabou por também causar uma enorme revolta entre os não fãs da personagem. E não fiquei estupefacto pelo Entertainment Weekly ter escrito “Meow!”, mas porque a Marvel aprovou. Não percebo. Como mostram a capa à Marvel, e eles não lhes dizem  “Sim... vocês têm de tirar isto.” Esta é outra das coisas que me faz acreditar que esta era uma edição para os não fãs do filme. O mais estranho da capa é o Black Panther ter de usar máscara, enquanto que Robert Downey Jr. não usa. A máscara é incrível. 

No fundo compreendo que tenha de usar a máscara. Alias, acho que todo o conjunto está bastante elegante. Mas gostava de ver pelo menos uma foto de Chadwick Boseman sem a máscara, certo? Nem que fosse como T'Challa. Não precisava de ser em Wakanda, mas podia ser nas Nações Unidas com fato e gravata... Eu não quero saber onde. Apenas quero ver Chadwick Boseman. Compreendo que não têm a popularidade de Robert Downey Jr., mas o facto de estar completamente tapado em todas as fotos... é um insulto. Não só para Boseman (que por acaso é bastante bom ator), mas para a personagem. 

Nação de Wakanda

VAMOS LÁ. Primeiro que tudo, temos de discutir as informações reveladas sobre T'Challa – pois é a personagem que me deixa mais entusiasmado – e depois passaremos a uma análise do fato do novo super-herói. Então, na edição do Entertainment Weekly eles confirmam que Wakanda é um país tecnologicamente avançado. O que acho que é bastante importante. Nós já tínhamos visto imagens das gravações das cenas de luta numa Wakanda pobre (imagem acima) – o que pode significar que Wakanda tenha locais mais pobres. Situação que não acontece nas bandas desenhadas. Visto que nas bandas desenhadas em Wakanda todos são bastante ricos e saudáveis. E têm um grande sentido de comunidade. Por isso estou surpreso que T'Challa permita esta zona menos desenvolvida e desfavorecida da sua nação. Mas vamos ver. Ainda mais quando T'Challa é um cientista. Um dos bastante inteligentes. Facilmente ao nível do Tony Stark. Por isso, não compreendo como deixa existir locais pobres no seu reino tecnologicamente avançado. Adoro Boseman. E adoro o esforço que está a fazer para desenvolver a personagem. É como ele diz: “É a versão africana do Tony Stark.”O que me parece bastante bom. Boseman reconhece que T'Challa é um princepe, e compreende as suas responsabilidades. 

A realeza de Wakanda
Falando na família real de Wakanda. Achei interessante (e uma grande pista) o elevado número de vezes que a Entertainment Weekly mencionou o pai de T'Challa. Achei que o mencionaram demasiadas vezes, por isso ele deve ser uma personagem muito importante na narrativa – especialmente quando está para chegar um filme a solo do Black Panther. Achei bastante interessante. O que para mim significa que estão à procura de um ator veterano para o papel – e mais conhecido que Chadwick Boseman para garantir o sucesso do filme Black Panther.

SOBRE O FATO. Boseman admitiu que fica um pouco desconfortável sempre que veste o fato de super-herói. O que achei bastante piada. “As botas são confortáveis para poder estar todo o dia em pé. Mas o resto do conjunto do fato é bastante desconfortável.” O ator admite que quase não consegue ver quando está com a máscara. E que foi bastante difícil. Mas que está feliz por interpretar o primeiro super-herói negro do Universo Cinematográfico da Marvel. Na edição revelam que o fato é feito com Vibranium, o mesmo material usado no escudo do Capitão América. É fascinante! Para quem não sabe, o Vibranium é um material bastante raro e natural de Wakanda. E parece que não é só o fato que é feito de Vibranium, mas também as garras! Vibranium é um material muito especial não só porque é indestrutível, mas porque têm o poder de absorver e extrair energia. Mas começo a ficar com medo. No artigo parece que descrevem o Vibranium como sendo um objeto magico. 

O que estou mais interessado em ver sobre a mitologia do Black Panther, é: O lado real de T'Challa como princepe de Wakanda; A família real de Wakanda – visto que são a última família real [na terra] do Universo Cinematográfico da Marvel. Uma espécie de Família real Britânica... A arquitetura do palácio da família real em Wakanda, especialmente toda a arquitetura de Wakanda; As políticas; E as pessoas de Wakanda. E prontos, está concluída a minha análise à edição da Entertainment Weekly sobre Capitão América: Civil War. Até à próxima!

awesome staff, movies editor 
@awmags

Sem comentários: