quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

'Star Wars: Episódio VIII': Uma morte trágica, um novo antagonista, e muito mais (com spoilers)

Star Wars: O Despertar da Força já está nas salas de cinema em Portugal. 

Importante: Antes de tudo, este artigo contém vários spoilers de Star Wars: O Despertar da Força (no original Star Wars: The Force Awakens), se quiser evitar spoilers, não é aconselhável que continue a ler este artigo, pois vamos falar sobre o que pode acontecer no Episódio VIII e em futuros filmes da saga Star Wars.

Tenho a dizer que apesar dos meus problemas com O Despertar da Força, estou extremamente ansioso com o Episódio VIII. Mais, acho que a Lucasfilm fez um excelente trabalho em deixar um enorme número de questões por responder em futuros filmes da saga. Mas ainda existem várias questões que precisam de ser corrigidas para garantir o sucesso das sequelas... 

Num primeiro olhar, as ideias-chave para os próximos filmes parecem óbvias: Luke Skywalker irá acabar por treinar Rey; a história de origem de Rey (como foi abandonada/deixada em Jakku, e como conhece tantas lendas e histórias sobre os Jedis); a história de origem de Snoke; a derrota da Primeira Ordem (porque a Primeira Ordem acabará por ser derrotada); vingança pela morte de Han Solo; e a redenção impossível de Kylo Ren. Mais do relacionamento de Rey e Finn!

Estou particularmente ansioso por ver novamente Daisy Ridley (brilhantemente escolhida para o papel) como Rey, e descobrir mais sobre o passado da personagem. Mas para que o Episódio VIII tenha sucesso é necessário que corrijam rapidamente Kylo Ren. O maior problema de Star Wars: O Despertar da Força. Porque quem irá perdoar Ren pela morte de Han Solo? Ninguém... Eles precisam urgentemente de corrigir isto! Eles precisam de fazer com que as pessoas gostem de Kylo Ren. Porque como é óbvio, eles querem que as pessoas torçam pela redenção da personagem. E estava a resultar, eu estava do lado dele, até ao momento em que mata Han Solo. 

Temos vislumbres do que a personagem pode ser. Temos noção do quanto poderoso ele é — através da cena de abertura onde vemos Kylo Ren “congelar” Poe Dameron (extremamente bem interpretado por Oscar Isaac). Também Han Solo têm noção do quanto Ren é poderoso, quando o avisa sobre as intenções de Snoke. 

UM NOVO HAN SOLO. Temos um novo Han Solo na galáxia... E Poe Dameron é o seu nome. De facto, Poe Dameron parece ter sido criado para substituir o Han Solo. E agora percebemos porque. Ele têm as semelhanças físicas, o cabelo, os casacos, e é piloto! A única diferença entre ambos parece ser que o Han Solo é um idiota, e o Poe Dameron é um cavalheiro... pelo menos é o que parece. Tudo graças a Oscar Isaac que deu a personagem um propósito, mas também porque é um excelente ator. Também a sua prestação foi bastante impressionante em O Despertar da Força

Enquanto que Rey parece ser o novo Luke Skywalker, e Finn a nova princesa Leia. 

LUKE SKYWALKER. Estou bastante chateado por não ter visto tantas vezes como queria Luke Skywalker. Por isso, espero que compensem o tempo perdido no Episódio VIII. Especialmente porque a cena de abertura fazia prever que iríamos ver bastante da personagem, visto que andavam todos a sua procura. Fiquei bastante ansioso durante todo o filme. E há medida que o filme avançava para o final ficava preocupado. Quando chega ao final vemos finalmente Skywalker, um pouco solitário numa ilha, durante apenas dois minutos! Tanto mistério para dois minutos! Desiludido... 

Seguindo em frente. Começam agora novas teorias! Poderá Luke Skywalker ser o novo Yoda?!? Os responsáveis pelo filme retiraram bastantes ideias da trilogia original (exemplo da substituição de Han Solo por Poe Dameron). Da mesma maneira que Luke encontrou e treinou com Yoda. Rey encontrou Luke Skywalker... logo vai treinar com ele, isso é óbvio! Percebo que o filme siga este caminho, mas gostava de ver Luke treinar os seus alunos com técnicas diferentes das usadas por Yoda! Gostava de ver técnicas mais modernas. 

Também estou ansioso por passar mais tempo na Ilha Skellig Michael, na Irlanda, onde encontramos Luke Skywalker no final do Episódio VII. É um cenário incrível. É como uma prenda dos deuses. Percebem? Não foi preciso construir cenários, pois é algo natural e incrivelmente deslumbrante. Apesar de tudo achei um cenário incrível para o final do filme, com Rey (Daisy Ridley) a entregar o sabre de luz a Luke Skywalker (Mark Hamill). Achei fantástico. Quero mais cenas com estes dois. Quero ver mais disto! 

Star Wars: O Despertar da Força já está nas salas de cinema em Portugal!

AWESOME STAFF, MOVIES EDITOR  @AWMAGS

Sem comentários: